CARIDADE, FÉ e HUMILDADE


EXISTEM TRÊS PALAVRAS QUE SÃO FUNDAMENTAIS NA RELIGIÃO PARA TODOS OS UMBANDISTAS



EXISTEM TRÊS PALAVRAS QUE SÃO FUNDAMENTAIS NA RELIGIÃO PARA TODOS OS UMBANDISTAS


CARIDADE:
Caridade é atender aos filhos ou irmãos sem cobrar um centavo por saber que Caridade não se cobra. Dê de graça o que de graça, recebemos!
Jesus é Mestre Supremo e segundo suas pegadas, veremos que este foi é o exemplo a ser seguido.
Vê-se que em suas caminhadas na Terra nada era cobrado. Levava o Evangelho e as palavras de Deus sem cobrar nada a ninguém. Curava, ouvia os seus seguidores, perdoava, mostrava o caminho, não separava seus irmãos e nem lhes apontava os defeitos.
Via em todos o caminho para a casa do Pai. Alimentava-se em casa de irmãos ou pessoas nem sempre de boa conduta. Recebia abrigo e na manhã seguinte seguia nova jornada. Nunca houve pagamento em troca. É por este caminho ou lei que seguiremos na Umbanda.
HUMILDADE:
Humildade é o caminho único para se servir a Deus. Todos nós encarnados ou não, devemos ser simples e humildes. Nosso exemplo maior é Jesus. Nasceu numa manjedoura, veio com a missão de Rei, mas nunca foi ligado a bens materiais. Nada nem ninguém o tiraram do caminho certo. Sabia o valor do dinheiro, do ouro, podia obter riquezas e prestígio fácil. A sua volta, todos erros e ganâncias eram comuns. Não se precisava muito para justificar uma grande fortuna ou títulos de nobreza. Jesus sabia como ninguém que os bens eram necessários, mas como Mestre visto que a Humildade e Nobreza de Coração eram títulos mais importantes. O homem precisa do seu trabalho, ganhar o pão com o suor do dia, mas não, mas pode ser escravo do dinheiro. O corpo não vive sem alimento, sem roupas ou teto. Sem trabalho e sustento ninguém sobrevive. Deus nos mostra que pelo trabalho, nos melhoramos e nossas matérias recebem as forças para cumprirem suas missões. Nosso lar, nossa família são à base de partida para uma jornada de luz. Mas Jesus nos recomenda, não acumulemos tesouros na terra, onde os vermes e as traças os destroem. Acumulemos bens ESPÍRIUTAIS no ”Céu”, onde nada nem ninguém podem destruí-los. O que são estes Tesouros? Bens Materiais? Ninguém levará nada destes valores. Na terra ficará tudo que materialmente compramos. Só as boas Ações, Caridade prestadas, a fé, e acima de tudo o amor seguirão conosco.
Sejamos humildes, vamos ter o teto, a roupa, o conforto que a matéria precisa, mas lembremos de dividir com os nossos irmãos de jornada. A oportunidade sempre aparece. Hoje é alguém com fome, amanhã é um vizinho doente, por vezes basta um aperto de mão, um sorriso ou um abraço e já fizemos a nossa parte. 
Sejamos humildes e pensemos que hoje ajudamos, e amanhã seremos ajudados. Ninguém encarnado ou não, vive sem ajuda de Deus.
Ao ler e estudar o Evangelho veremos que os Simples e Humildes verão o Reino dos Céus. Isto é, habitarão uma das moradas do Senhor. Na vida material precisa-se de simplicidade.
Está só é possível se nos curvarmos diante das boas ações e nos empenharmos em Jesus.
Médium Perfeito é a humildade sem igual. Estamos na escola da vida e agora iniciamos as aulas da Espiritualidade. Sempre que oramos ou entramos em prece sejamos simples. Vejamos os nossos erros e faltas cometidas. Antes de pedir, agradecemos tudo que Deus nos tem dado. Os espíritos de Luz estão nesta elevação, por suas boas ações e simplicidade.
Médium Vaidoso é Médium doente. Sua vaidade afasta a Luz, e os bons espíritos não se afinam. Não há como juntar as trevas a Luz.
Aos poucos nossos amigos espirituais se afastam e sós irmãos sofredores encontram afinidade. Vamos nos policiar. Quando um amigo maior ajudar alguém, não se julguem em grande posição, somos apenas intermediários. Este Amigo também sabe que ele nada fez a não ser ter a graça de servir a Deus. Então para que dizer: Eu tenho um Guia Forte... Ou sou um ótimo médium. Vamos ser humildes, quando surgir um elogio, lembre-se que o mérito não é seu. Você teve sim, oportunidade de se melhorar e Deus lhe deu esta chance de evoluir. Quanto mais simples, melhor será a comunicação entre os dois mundos. Portanto, a Umbanda é uma religião lindíssima, e de grande fundamento, baseada no culto aos orixás e seus seguidores. Estes grupos de Espíritos estão na Umbanda “organizados” em diversas linhas e falanjes: Nanã, Iemanjá, Oxum, Inhaçã, Ogum, Xangô, Oxossi, Obaluaê, Crianças, Povo do Oriente, Pretos-Velhos e Exus. Cada uma delas com funções, características e formas de trabalhar bem específica, mas todas subordinadas as forças de Deus e Oxalá.
Na verdade a Umbanda é bela exatamente pelo fato de ser mista como os brasileiros, por isso, é uma religião totalmente brasileira.



Este sentimento igual ao Amor. Mas é ao Amor puro e sublime que vem aos poucos e vai tomando conta de nossas vidas. Não o amor carnal ou a palavra tão normalmente usada. Falamos deste sentimento que nos faz pequeno perante a Deus, mas gigante diante do mundo. E como tudo que vem desta fonte nos deixa sem palavras, e por vezes sem explicações. Precisamos então, estudar para acabar com as dúvidas. Vamos pensar em “Deus” ou melhor, em “Zambi” e em suas obras, como por exemplo: as flores, os frutos, os animais, os homens, o Universo. Não há mesmo palavras para descrevê-lo ou dizer todas as suas obras. Só que em todas, há um toque de Amor, um Amor universal. Reconhecendo estas maravilhas e sabendo desta fonte que é puramente inesgotável; aprendemos a transformar este Amor em Fé. Quem poderia ser tão perfeito e nos dar tanto. Não vos cobra nada.
Deus em sua perfeição sabe das nossas fraquezas e só espera pelo Despertar de cada um de nós. Este Pai nos mostra que com Amor e em suas mãos não temos o que temer. Quem não crê neste Amor e não sabe que nesta palavra estão ligadas duas letrinhas: “Fé”. Pois está perdendo tempo, ou melhor, adiando a sua evolução. Com Fé não existem barreiras, apenas dificuldades, que com Deus iremos superar com tudo. Mas Deus não nos pede que sejamos cegos. Tenhamos uma Fé raciocinada. Saiba que Deus espera de você e não entregue seu coração, por palavras vazias ou atos pequenos. Confie, mas sinta se o que lhe falam provém de Deus. Sinta e pense tudo no que for falado ao seu respeito. Você o encontrará em tudo, mas nem sempre em todos. Cada um o sente a seu modo, mas a sua grandeza é infinita.

Em nossa Umbanda, temos sempre a oportunidade de confirmar a nossa Fé. Os exemplos estão presentes a cada gira ou mensagens do mundo Espiritual. Junto de um Orixá ou nas palavras de um Preto Velho. Mas se a Umbanda nos mostra a realidade, também nos chama para uma conduta certa. Viver a nossa Fé, mas sem fanatismo ou quebra de personalidade. Vivamos as palavras do Evangelho, mas tenhamos a certeza que Deus sabe das nossas fraquezas e imperfeições. Errar faz parte da escola de nossa vida, mas viver no erro eternamente é impossível. Quem não aprender no Amor, aprende na Dor. Vamos fazer de nossas quedas, motivos para subirmos e evoluirmos. A Fé Cega: esta é sem base, não constrói nada para o futuro como todos já viram; nem todos os Espíritos são de Deus. Isto quer dizer: não é porque se está desencarnado que se torna santo ou purificado
   
Quando recebemos um irmão com Luz você encontra Deus e o nosso Mestre Jesus em suas palavras. Seus fluídos são bons, e sua presença só nos faz bem. O mesmo não acontece em relação aos espíritos sem Luz, por seu estado infeliz, não conseguem levar Amor ou beleza em suas palavras. São capazes de enganar os menos experientes, e por vezes se fazem passar por espíritos de Luz. Sabem das nossas fraquezas e usando de malícia nos atingem, quando não nos policiamos. Existem exemplos dados por Jesus: “Orai e Vigiai...”. Vigie os seus pensamentos, a sua vida e não se deixar levar por altos ou pensamentos que Deus não seja fonte de tudo.
Cuidado com os elogios fáceis e lembre-se: que tudo nos é dado de graça. Não aceite nada que se diga que venha do mundo Espiritual onde o dinheiro se faça presente. Dai de graça, o que de graça recebeis. Deus nos dá tudo e não nos cobra nada. Nem mesmo o Amor é cobrado. Ele apenas espera que o encontremos no sorriso de uma criança ou numa gota de chuva que cai sobre o seu rosto. Vamos viver esta Fé: com Amor, Caridade e tudo que este Pai Supremo nos dá. Lembremos por fim que um ser sem Fé é um barco sem rumo. Nós temos um barco (o corpo), mas a Fé é o mais importante com ela. Esta embarcação presenciará vento bons e puros que nos levarão as suas Moradas. Jesus este nosso irmão, veio nos mostrar o caminho e nos espera, para juntos chegarmos até esse Pai de infinita bondade. Louvado seja Deus, e que a nossa Fé seja o nosso escudo, hoje e sempre. Fé, Caridade e Humildade estes são os nossos caminhos e nosso cantinho de Amor. Deus o criador de todos os seres e de todas as coisas, seja sempre a razão primeira de nossas vidas.
Que Zambi nos guie hoje e sempre !

 por Templo de Umbanda Olhos de Lince

Postar um comentário

0 Comentários