OBSERVAÇÕES INICIAIS:
Não tenha pressa em aprender tudo de
uma vez. O aprendizado depende da fé, da confiança, persistência, devoção, amor
e humildade.
Todas as dúvidas devem ser tiradas
com o Dirigente da Casa ou a entidade responsável pelos trabalhos. Todas as
perguntas serão sempre bem-vindas.
Ao chegar no terreiro, todas as
vezes, você deverá fazer saudações às firmezas e lembra-se de que está num lugar
sagrado.
1 - Ao entrar, saudar a casa de Exu
“SARAVA EXU, SUA LICENÇA”.
2 - Saudar a entrada do terreiro
batendo com o dedo médio fazendo um triângulo, onde você estará saudando
Caboclos, Pretos e Crianças. Após ter feito isso tocar com o mesmo dedo na
testa (espiritual), ao lado da cabeça (mental), e atrás (físico).
3 - No meio do terreiro fazer o
mesmo, onde existe a firmeza do seu Tupinambá.
4 - No Congá o mesmo.
5 - Ao encontrar o Pai no Santo e Mãe
de Santo, pedir MUCUIU (bênção).
6 - Trocar a sua roupa e aguardar o
início da sessão.
Obs. importantes: Procure sempre chegar
ao terreiro com certa antecedência, para o início da sessão. Assim você poderá
trocar a sua roupa com calma, harmonizar-se com as vibrações do terreiro,
ajudar no que for necessário na preparação para a sessão e aproveitar para
tirar quaisquer dúvidas que tenha.
Quando a sessão terminar, procure
também não sair correndo, procure ajudar nas arrumações do terreiro. Peça
Mucuiu (bênção) novamente ao Pai no Santo e faça as saudações todas que fez
quando entrou, agora, em sentido inverso.
Por que pedir MUCUIU (benção) ao Pai
no Santo (Babalaorixá)
Quando fazemos isto estamos não
pedindo a bênção dele. Estamos pedindo a bênção a Coroa de Chefia que ele
possui. É ela que nos abençoa. É ela que cobre e protege que comanda toda a
corrente do nosso Centro. E uma reverência, não a ele, mas sim a Coroa da Casa
que ele representa.
BANHOS:
Antes de qualquer trabalho tomar
banho de descarrego.
O banho deve ser feito por quem vai
tomá-lo. Ele deve conter ervas do orixá para quem já tem amaci. Quem não tem
amaci usar: guiné, arruda e alecrim. Para que tem o Amaci, nem todas as ervas
do Orixá precisam ser usadas, escolha uma, três, cinco ou sete tipos.
Prepare o banho em infusão.
Deixe ferver a água, apague o fogo,
coloque a erva e abafe. Se estiver muito quente na hora de tomar pode misturar
com água fria, mas procure preparar seu banho mais cedo, evitando esta mistura.
Jogar do ombro pra baixo.
Evite usar banhos que são vendidos
em caixinhas, pois geralmente vêm com muito lixo além da erva.
Procure você mesmo preparar o banho,
colher e lavar as ervas. Cada um é responsável pelas próprias obrigações.
Colheita de Ervas para banho de
Descarrego:
A colheita é feita de acordo com a
parte que se pretende utilizar das plantas. Desta forma, deve-se observar o
seguinte:
As folhas devem ser colhidas na Lua Nova, pois nesta fase da lua, a
energia vital das plantas está concentrada nas folhas;
Os talos e galhos devem ser colhidos na Lua Crescente;
O tronco pode ser utilizado se colhido na Lua Cheia;
E para utilizar as raízes, estas devem ser colhidas na Lua Minguante.
ANJO DA GUARDA:
Todo médium deve acender uma vela
para seu Anjo da Guarda. Principalmente em dias de gira. Isto é muito
importante. Mas também não adianta acender a vela hoje e só rezar quando for
acender outra. Faça disso um hábito na sua vida. Acorde e reze para o seu Anjo
da Guarda e ao dormir também. Assim você manterá afastados os espíritos do
astral inferior que ficas apenas aguardando uma oportunidade para se
manifestarem. Não deixe sua vibração cair. Mantenha o pensamento elevado e
sempre que se sentir fraquejar reze ao seu Anjo e peça que ele te proteja e o
ilumine e mais nada.
A SUA ROUPA:
É uma roupa sagrada. Deve estar
sempre limpa e bem cuidada. Lave sempre depois de cada sessão, mesmo que ela
não esteja aparentemente suja. Tanto a
roupa quanto algum calçado deve ser usado somente nas sessões, e devem ser
vestidas aqui, nunca saia de casa vestido com nenhuma peça.
CUIDADOS PESSOAIS:
Médiuns masculinos; calças que
fiquem largas no corpo.
Médiuns femininos; cuidado com
decote da blusa e a transparência.
ATENÇÃO; 24 HORAS QUE ANTECEDE A
SESSÃO JEJUM DE CARNES VERMELHAS, BEBIDA ALCOÓLICA E SEXO.
PRINCÍPIOS DA UMBANDA
Na existência de Deus, Único, Onipotente, Irrepresentável, adorado sob
vários nomes (Zambi, Obatalá, Olorum, etc.).
Na crença de Jesus Cristo sincretizado em Oxalá
Na crença de Entidades Espirituais em Plano Superior
Na crença de guias espirituais, mensageiros dos Orixás, os caboclos,
pretos-velhos crianças e etc.
Na crença da reencarnação e na Lei Cármica de Causa e Efeito.
Na prática da mediunidade, sob as mais variadas apresentações.
Na afirmação de que as religiões constituem os diversos caminhos de
evolução espiritual que conduzem a Deus.
Na prática da Caridade Material e Espiritual.
Na necessidade do Ritual, como elemento disciplinador dos trabalhos.
Na crença de que o homem vive num campo de vibrações, que condicionam
a sua vida para o bem ou para o mal, conforme sua própria tônica vibratória.
Em seus ensinamentos de amor ao próximo e caridade.
CARACTERISTICAS PRINCIPAIS DA
UMBANDA
Trabalhos exclusivamente visando o bem, a
caridade e a evolução espiritual de todos.
As sessões obedecem a horários
preestabelecidos
Nas sessões de Umbanda, não há abate de
animais ou de qualquer outro ser vivo.
As oferendas aos guias, realizadas junto
à natureza, devem sempre deixar o local limpo, como foi encontrado. Tomar
cuidados, por exemplo, a acender velas perto de arvores (risco de incêndio).
Nós amamos a natureza e as suas energias. Como podemos sujar os locais sagrados
para nós?
Na Umbanda a vestimenta básica deve ser toda branca.
Não há cobranças por trabalhos executados, consultas, ou o que quer que
seja.
A ascensão ao sacerdócio na Umbanda, se faz através do tempo, da
propriedade individual, da constância e seriedade com que o médium se propõe à
caridade. O trabalho e o tempo, dedicação e estudo afirmam o médium.
A prática religiosa deve ser realizada em locais específicos. Não
aprovamos e não permitimos atendimentos em sua residência ou qualquer outro
local, sem o devido conhecimento do Dirigente.
A Umbanda não é trabalho individual, é união, trabalho em equipe, sem
competições, cada um está num grau de desenvolvimento, de esclarecimento,
portanto o respeito e a união devem estar entre todos.
ORIXAS
Orixá e uma potência de luz. Na
Umbanda não incorporamos o Orixá. Mas sim os seus enviados. Visto que Orixá e
forca da Natureza criada por Deus. Orixá e vento, a luta, a justiça, e o mar, e
a pedreira, etc.. Portanto não podemos incorporar isso tudo, mas sim os
enviados que por questões de similitude vibratória estão representando essas forças.
UMBANDA
uma Religião totalmente Brasileira, ele nasceu no Brasil
Ela
inicia com o Médium Zélio de Moraes em 15/11/1908.
A UMBANDA e uma religião com influencias do Catolicismo, do Espiritismo (Kardecista) e dos rituais afro e indígenas, confirmando assim a fusão das três raças, a branca, a negra e a ameríndia.
A nossa Umbanda e Divina. Divina, porque para ela aproveitou as influencias boas das outras religiões (raças). Desse lado bom a Umbanda reuniu, herdou e recebeu:
Os
Caboclos e Pretos-Velhos, seus legítimos representantes, auxiliados pelos
queridos “compadres” (Exus) e pelos espíritos extraordinários da vibração infantil, a
falange das crianças.
A influencia africana desempenhou papel relevante na formação da Umbanda, da qual se constitui um dos principais alicerces, dando-lhe, como contribuição primordial aos Nossos Orixás.
Assimilou o espiritismo cientifico Kardecista.
Do catolicismo herdou o sincretismo e a fé em Jesus e seus ensinamentos bem como a crença em São Gabriel, São Miguel e São Rafael como patronos da lei e grandes organizadores no mundo espiritual do movimento que veio se chamar umbanda e se manifesta entre nos através do adjunto da jurema que permite que caboclos e pretos se reúnam e fundem esta religião.
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