FESTA DE PRETO VELHO 2015



Adorei as almas!!!
No dia 13 de maio de 1888 foi assinada pela Princesa Isabel, a Lei Áurea. Esta Lei instituída pela filha do Imperador D. Pedro II, tinha como principal objetivo libertar da escravidão, os negros trazidos da África para o Brasil pelos colonizadores europeus, na primeira metade do Século XVI, para trabalharem na cultura do açúcar, café, algodão e na mineração.

Tratados com animais, esse nossos irmão de cor sofreram todo tipo de humilhação. Foram submetidos aos castigos mais cruéis e subjugados aos desejos e as ambições dos seus “senhores”.

Os negros africanos trouxeram consigo seus costumes, sua cultura e principalmente sua religiosidade expressam nas forças da natureza, o culto aos Orixás, fonte da fé e da esperança, utilizadas como instrumento de superação de todas as atrocidades.
Na Tenda Espirita Caboclo Tupinambá esta data é festejada não só como o dia da libertação dos negros africanos, mas como um dia em que todos os filhos de santo se conscientizam dos grilhões do egoísmo, da arrogância, da maledicência e de outros que ainda escravizam a humanidade, impedindo o segmento natural do processo evolutivo espiritual. É um dia especial onde todos os umbandistas devem se espelhar na fé, na humildade e na paciência transmitida pelos nossos Pretos-Velhos, como forma de superarem os desafios que a própria vida nos impõe.

A festa em homenagem aos Pretos-Velhos aconteceu no dia 16 de maio, às 18h, e contou com presença da comunidade, filhos de santo e frequentadores, que assistirão as homenagens dedicadas aos Pretos-Velhos.

Postar um comentário

0 Comentários