ORIENTAÇÃO AO MÉDIUM


Filhos de Tupinambá
Orientações do Tenda Espírita Caboclo Tupinambá (Paranoá - DF)

OBSERVAÇÕES INICIAIS:
Não tenha pressa em aprender tudo de uma vez. O aprendizado depende da fé, da confiança, persistência, devoção, amor e humildade.
Todas as dúvidas devem ser tiradas com o Dirigente da Casa ou a entidade responsável pelos trabalhos. Todas as perguntas serão sempre bem-vindas.
Ao chegar no terreiro, todas as vezes, você deverá fazer saudações às firmezas e lembra-se de que está num lugar sagrado. 

1 - Ao entrar, saudar a casa de Exu “SARAVA EXU, SUA LICENÇA”.
2 - Saudar a entrada do terreiro batendo com o dedo médio fazendo um triângulo, onde você estará saudando Caboclos, Pretos e Crianças. Após ter feito isso tocar com o mesmo dedo na testa (espiritual), ao lado da cabeça (mental), e atrás (físico).
3 - No meio do terreiro fazer o mesmo, onde existe a firmeza do seu Tupinambá.
4 - No Congá o mesmo.
5 - Ao encontrar o Pai no Santo e Mãe de Santo, pedir MUCUIU (bênção).
6 - Trocar a sua roupa e aguardar o início da sessão.

Obs. importantes: Procure sempre chegar ao terreiro com certa antecedência, para o início da sessão. Assim você poderá trocar a sua roupa com calma, harmonizar-se com as vibrações do terreiro, ajudar no que for necessário na preparação para a sessão e aproveitar para tirar quaisquer dúvidas que tenha.
Quando a sessão terminar, procure também não sair correndo, procure ajudar nas arrumações do terreiro. Peça Mucuiu (bênção) novamente ao Pai no Santo e faça as saudações todas que fez quando entrou, agora, em sentido inverso.
Por que pedir MUCUIU (benção) ao Pai no Santo (Babalaorixá)
Quando fazemos isto estamos não pedindo a bênção dele. Estamos pedindo a bênção a Coroa de Chefia que ele possui. É ela que nos abençoa. É ela que cobre e protege que comanda toda a corrente do nosso Centro. E uma reverência, não a ele, mas sim a Coroa da Casa que ele representa.

BANHOS:
Antes de qualquer trabalho tomar banho de descarrego.
O banho deve ser feito por quem vai tomá-lo. Ele deve conter ervas do orixá para quem já tem amaci. Quem não tem amaci usar: guiné, arruda e alecrim. Para que tem o Amaci, nem todas as ervas do Orixá precisam ser usadas, escolha uma, três, cinco ou sete tipos.
Prepare o banho em infusão.
Deixe ferver a água, apague o fogo, coloque a erva e abafe. Se estiver muito quente na hora de tomar pode misturar com água fria, mas procure preparar seu banho mais cedo, evitando esta mistura.
Jogar do ombro pra baixo.
Evite usar banhos que são vendidos em caixinhas, pois geralmente vêm com muito lixo além da erva.
Procure você mesmo preparar o banho, colher e lavar as ervas. Cada um é responsável pelas próprias obrigações.
Colheita de Ervas para banho de Descarrego:
A colheita é feita de acordo com a parte que se pretende utilizar das plantas. Desta forma, deve-se observar o seguinte:
As folhas devem ser colhidas na Lua Nova, pois nesta fase da lua, a energia vital das plantas está concentrada nas folhas;
Os talos e galhos devem ser colhidos na Lua Crescente;
O tronco pode ser utilizado se colhido na Lua Cheia;
E para utilizar as raízes, estas devem ser colhidas na Lua Minguante.

ANJO DA GUARDA:
Todo médium deve acender uma vela para seu Anjo da Guarda. Principalmente em dias de gira. Isto é muito importante. Mas também não adianta acender a vela hoje e só rezar quando for acender outra. Faça disso um hábito na sua vida. Acorde e reze para o seu Anjo da Guarda e ao dormir também. Assim você manterá afastados os espíritos do astral inferior que ficas apenas aguardando uma oportunidade para se manifestarem. Não deixe sua vibração cair. Mantenha o pensamento elevado e sempre que se sentir fraquejar reze ao seu Anjo e peça que ele te proteja e o ilumine e mais nada.

A SUA ROUPA:
É uma roupa sagrada. Deve estar sempre limpa e bem cuidada. Lave sempre depois de cada sessão, mesmo que ela não esteja aparentemente suja.  Tanto a roupa quanto algum calçado deve ser usado somente nas sessões, e devem ser vestidas aqui, nunca saia de casa vestido com nenhuma peça.

CUIDADOS PESSOAIS:
Médiuns masculinos; calças que fiquem largas no corpo.

Médiuns femininos; cuidado com decote da blusa e a transparência.

ATENÇÃO; 24 HORAS QUE ANTECEDE A SESSÃO JEJUM DE CARNES VERMELHAS, BEBIDA ALCOÓLICA E SEXO.

PRINCÍPIOS DA UMBANDA

Na existência de Deus, Único, Onipotente, Irrepresentável, adorado sob vários nomes (Zambi, Obatalá, Olorum, etc.).

Na crença de Jesus Cristo sincretizado em Oxalá

Na crença de Entidades Espirituais em Plano Superior

Na crença de guias espirituais, mensageiros dos Orixás, os caboclos, pretos-velhos crianças e etc.

Na crença da reencarnação e na Lei Cármica de Causa e Efeito.

Na prática da mediunidade, sob as mais variadas apresentações.

Na afirmação de que as religiões constituem os diversos caminhos de evolução espiritual que conduzem a Deus.

Na prática da Caridade Material e Espiritual.

Na necessidade do Ritual, como elemento disciplinador dos trabalhos.

Na crença de que o homem vive num campo de vibrações, que condicionam a sua vida para o bem ou para o mal, conforme sua própria tônica vibratória.

Em seus ensinamentos de amor ao próximo e caridade.

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS DA UMBANDA
Trabalhos exclusivamente visando o bem, a caridade e a evolução espiritual de todos.
As sessões obedecem a horários preestabelecidos
Nas sessões de Umbanda, não há abate de animais ou de qualquer outro ser vivo.
As oferendas aos guias, realizadas junto à natureza, devem sempre deixar o local limpo, como foi encontrado. Tomar cuidados, por exemplo, a acender velas perto de arvores (risco de incêndio). Nós amamos a natureza e as suas energias. Como podemos sujar os locais sagrados para nós?
Na Umbanda a vestimenta básica deve ser toda branca.
Não há cobranças por trabalhos executados, consultas, ou o que quer que seja.
A ascensão ao sacerdócio na Umbanda, se faz através do tempo, da propriedade individual, da constância e seriedade com que o médium se propõe à caridade. O trabalho e o tempo, dedicação e estudo afirmam o médium.
A prática religiosa deve ser realizada em locais específicos. Não aprovamos e não permitimos atendimentos em sua residência ou qualquer outro local, sem o devido conhecimento do Dirigente.
A Umbanda não é trabalho individual, é união, trabalho em equipe, sem competições, cada um está num grau de desenvolvimento, de esclarecimento, portanto o respeito e a união devem estar entre todos.

ORIXAS
Orixá e uma potência de luz. Na Umbanda não incorporamos o Orixá. Mas sim os seus enviados. Visto que Orixá e forca da Natureza criada por Deus. Orixá e vento, a luta, a justiça, e o mar, e a pedreira, etc.. Portanto não podemos incorporar isso tudo, mas sim os enviados que por questões de similitude vibratória estão representando essas forças.

UMBANDA uma Religião totalmente Brasileira, ele nasceu no Brasil
Ela inicia com o Médium Zélio de Moraes em 15/11/1908.

A UMBANDA e uma religião com influencias do Catolicismo, do Espiritismo (Kardecista) e dos rituais afro e indígenas, confirmando assim a fusão das três raças, a branca, a negra e a ameríndia.

A nossa Umbanda e Divina. Divina, porque para ela aproveitou as influencias boas das outras religiões (raças). Desse lado bom a Umbanda reuniu, herdou e recebeu:

Os Caboclos e Pretos-Velhos, seus legítimos representantes, auxiliados pelos queridos “compadres” (Exus) e pelos espíritos extraordinários da vibração infantil, a falange das crianças.

A influencia africana desempenhou papel relevante na formação da Umbanda, da qual se constitui um dos principais alicerces, dando-lhe, como contribuição primordial aos Nossos Orixás.

Assimilou o espiritismo cientifico Kardecista.
Do catolicismo herdou o sincretismo e a fé em Jesus e seus ensinamentos bem como a crença em São Gabriel, São Miguel e São Rafael como patronos da lei e grandes organizadores no mundo espiritual do movimento que veio se chamar umbanda e se manifesta entre nos através do adjunto da jurema que permite que caboclos e pretos se reúnam e fundem esta religião.

Postar um comentário

0 Comentários