A UMBANDA



Religião Brasileira de base Africana. O vocábulo Umbanda está presente no Umbundo e no Kimbundo, tendo como significado a arte de curandeiro, ciência médica, medicina. Em Umbundo o termo designa o curandeiro, o médico tradicional.

“O Espiritismo é uma movimentação espiritual emancipada, baseada na liberdade de pensamento e expressão”

    

Muito estudo e caridade;
Estes são os dois pontos com os quais todo Umbandista deve se comprometer.

            
Novos Tempos ....  Velhos Problemas.

            Sorte daqueles que encontram no local médiuns sérios e estudiosos, assim podem receber orientação segura. O maior problema reside nas armadilhas em que podem cair devido à fragilidade emocional que se encontram. Na tentativa de achar um milagre, seguem o endereço dos folhetins de esquina que oferecem a bom preço o "trabalho resolve tudo " de supostos médiuns videntes que se denominam "Mãe disso" ou "Pai daquilo" (usando o sagrado nome dos Orixás). Lá deixam dinheiro e outras coisas mais (pois o único objetivo desses milagreiros é ganhar dinheiro) e retornam com a decepção. Com base nisto, passam a discriminar a Umbanda e a mediunidade.

             Os religiosos em geral, no seu comodismo, se fixaram em suas biblias esquecendo-se de que a evolução se dá no dia a dia. Em pleno século XXI, ainda insistem em pregar sobre milagres. E assim, as verdades sobre espírito e até mesmo sobre a vida ficam esquecidas.

             Eis aí o papel importante desse renascer da Umbanda em terras Brasileiras. Não como a milagreira das horas de apuro, mas como alentadora e esclarecedora sobre valores tão esquecidos pela humanidade. Papel este que obriga os médiuns a se atualizarem, verificando que a necessidade dos filhos de fé vai além do fenômeno da incorporação ou da receita de certas oferendas. É necessário, principalmente, oferecer orientação segura e fraterna. Porém ainda vemos muitos Centros Espíritas que não aceitam esta evolução e continuam em sua plena ignorância, mergulhados em suas vaidades, não permitindo assim que a verdadeira essência da Umbanda flosresça em seus corações.
A Evolução Nossa de Cada Dia

             Nesse centenário da Umbanda, urge que haja um amadurecimento dos umbandistas no sentido de que não podemos mais, como fizeram as outras religiões, nos ater somente naquilo que nossos ancestrais nos passaram. Não que isso não mereça importância, mas precisamos e devemos levar aos nossos consulentes, além do atendimento individualizado pelas entidades, palestras e esclarecimentos sobre as doenças da alma e sobre a necessidade de Reforma Íntima.

            Por hora, o conselho do bondoso preto velho, o banho de ervas receitado pelo caboclo, a magia do Exu e a alegria das crianças aliados ao ensinamento anímico dos médiuns de um Templo Umbandista ajudam a devolver a esperança para aqueles que procuram.


Este é o retrato da Umbanda. Caridade e amor ao próximo sem distinção.

Postar um comentário

0 Comentários